Keywords Formas de Busca do Googlebot

Keywords escolhendo as palavras certas.




Keywords

Um dos conceitos mais básicos, se não for a verdadeira base do SEO, sem dúvida é o conceito de keywords. Em português palavras-chave, utiliza-las de modo correto pode determinar o sucesso ou fracasso de um site, são os termos principais que determinam qual é o assunto de uma determinada página de internet.


A primeira coisa que se deve ter em mente quando se pensar em construir um site ou fazer a otimização de sites deve ser a escolha das keywords corretas.
Escolher as keywords certas pode determinar o sucesso ou fracasso de um site, pois é baseado nas keywords dos sites que o google exibe os resultados no seu site de busca. Quando você escreve por exemplo “Concursos Públicos” na página do Google serão exibidas as páginas que tenham essa como uma das keywords.

Escolhendo as keywords certas

O processo de pesquisar e verificar quais keywords serão usadas em um site é a chamada análise de keywords. Analisar bem as keywords e escolhe-las corretemente é algo essencial pois esta é a base do processo de SEO. Há alguns procedimentos simples que podem ajudar nesta tarefa:
  • Primeiro identifique as keywords naturais e obvias que o seu site tem, as keywords relacionadas ao produto ou ao serviço oferecido por exemplo.
  • Obtendo as palavras-chave acima, agora identifique sinonimos próximos e que podem vir a ser usados pelas pessoas que estão procurando pelo seu site
  • Entre nos sites dos concorrentes que tem um produto ou serviço semelhante aos seus e verifique quais askeywords que ele está usando, se for o caso, copie-as e utilize-as também para gerar concorrência e quebrar e diminuir a força deste seu concorrente.
Existe uma ferramenta gratuita do Google chamada Google AdWords Keyword Tool que é bem interessante para ajudar a realizar as tarefas acima. Através dessa ferramenta é possivel apurar, com base nas pesquisas realizadas no Google recentemente, quais keywords estão sendo mais usadas e também alguns sinônimos para elas.
Pesquisando por Algarve no Google Adwords por exemplo obtivemos o seguinte resultado:

Meta Keyword Tag

Existe uma meta tag específica das keywords. Embora na prática ela não tenha lá muita importancia sempre é bom incluir essa meta tag na sua sessão head pois é nela que o Googlebot pega a referencia inicial de quais vão vir a ser as suas keywords Em geral nunca colocam mais de 30 palavras. Ter uma quantidade maior que esta indica falta de foco da página.
Sintaxe da Meta Keyword Tag:
<head>
<meta name=”keywords” content=”palavra 1, palavra 2, palavra 3” >
</head>
Assim como a title tag, a meta keyword tag tem obrigatóriamente que fica dentro da tag head.

Forma de Busca do Googlebot

O Googlebot por exemplo processa as keywords da seguinte maneira: se você escrever “Apartamentos Algarve” no Google ele vai buscar sites relacionados a esta keyword da seguinte maneira ( em ordem de relevância ):
  • Páginas que contenham precisamente a expressão “Concursos Públicos” citada no seu contexto.
  • Páginas em que as palavras “Concursos” e “Públicos” no seu contexto e nas quais estas palavras estejam próximas
  • Páginas em que as palavras “Concursos” e “Públicos” no seu contexto, não precisando elas estarem próximas
  • Páginas que contenham uma boa quantidade de sinônimos e palavras próximas dessas palavras tais como “Processo” e “Humano ”
  • Existem também alguns outros critérios complementares usados pelo Googlebot para determinar se uma página é relevante para uma dada Keyword:
    • Se há uma distribuição uniforme das keywords através do seu texto
    • Se as suas keywords estão destacadas ( em negrito ou itálico )
    • Se há ocorrêcias de keywords nas suas heading tags ( <h1></h1>, <h2>,</h2>, … <hX>, </hX> )


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